Servidor Brasileiro de NWN ambientado num universo baseado em Fallout

As Vaults

Anúncio pré-guerra das vaults

Vaults são um tipo de abrigo subterrâneo projetado e construído pela Vault-Tec. Oficialmente, esses abrigos foram desenvolvidos com o propósito de abrigar aproximadamente mil pessoas de um holocausto mundial, seja ele nuclear, biológico ou natural. Porém além desse nobre objetivo de proteção, as Vaults também foram desenvolvidas para conduzir experimentos sociais em massa, cujos dados não poderiam ser obtidos no mundo pré-guerra e seriam teoricamente fundamentais na reconstrução da sociedade civilizada.

As Vaults foram construídas, em sua grande maioria, em regiões montanhosas, pois a maioria delas utilizava as cavidades naturais da rocha para facilitar a construção da mesma além de fornecer uma formidável proteção extra contra o mundo exterior. Porém isso não é constante, já que muitas Vaults foram construídas dentro de cidade e em outros tipos de locações menos remotas.

Ao todo foram construídas 122 Vaults, todas pela Vault-Tec. Os fundos para a construção vieram, basicamente, de duas fontes: o projeto “safehouse”, conduzido pelo governo americano, e por uma jogada econômica dos EUA que super inflacionou a moeda de forma a permitir que as extravagantes quantias investidas no projeto não fizessem a máquina pública entrar em colapso. A maioria das Vaults foram concluídas no ano de 2063, 14 anos antes da tempestade nuclear que destruiu o mundo. Mesmo com esse grande espaço de tempo entre a construção e o cataclisma, muitos dos que deveriam ter sido salvos por elas ficaram de fora devido ao fato de que boa parte da população considerou os avisos um alarme falso – um efeito negativo do enorme número de treinamentos de emergência.

 

Um dos experimentos das vaults - a Vault 69 possuía 999 mulheres e 1 homem

De todos os tipos de abrigos nucleares, as Vaults definitivamente eram os mais modernos e também os mais caros. Era especulado que o valor de cada Vault era de 400 a 645 bilhões de dólares, mas deve-se levar em consideração que a comparação com os dias modernos não é eficiente devido à moeda super-inflacionada. De qualquer forma, se comparada a outros tipos de abrigos, o preço exorbitante das Vaults era pago por sua infalibilidade teórica na proteção aos habitantes contra perigos externos.

Cada Vault era equipada com os suprimentos necessários para manter sua população por um grande período de tempo, porém a abertura da Vault variava em várias proporções de acordo com os objetivos da Vault. De qualquer forma, os equipamentos das Vaults foram desenvolvidos para funcionar por centenas de anos, e cada Vault era equipada com um gerador de energia elétrica, sistema de purificação de água, fazendas hidropônicas, equipamentos de defesa para até 10 homens, sistemas de comunicação, monitores da superfície, laboratório médico e de ciência, instalações escolares rudimentares, incineradores de lixo (e corpos), sistemas de entretenimento pessoal e o mais importante, o G.E.C.K.

Outro fato comum entre todas as Vaults é que elas foram supridas com uniformes azuis com uma listra amarela central, contando o número da Vault em amarelo nas costas. Variações no modelo não eram muito gritantes, e não se sabe exatamente porque os habitantes deveriam usá-los dentro das vaults o tempo todo.

 

Os anúncios das Vaults mostravam uma visão "salvadora" do programa

De uma maneira geral, a grande maioria das Vaults eram recheadas de falhas de projeto e outros defeitos, independente do tipo de experimento que seria feito na mesma. O fato é que muitos dos experimentos falharam exatamente porque as Vaults não conseguiram nem ao menos manter sua estrutura de funcionamento, e das menos de cem mil pessoas que foram abrigadas nas Vaults, apenas uma parcela dessa população conseguiu sobreviver e hoje povoa a “wasteland”. Para completar a situação, uma boa parte dos sobreviventes que vieram de Vaults (muito devido aos experimentos conduzidos nas mesmas ou devido ao excesso de isolamento) sofrem de severos problemas psicológicos, como agorafobia e xenofobia, e dificilmente se adaptam perfeitamente a vida livre. Livres desses efeitos apenas os habitantes de vaults que abriram em pouco tempo ou que utilizaram abrigos alternativos às vaults e tiveram a sorte de sobreviverem ao holocausto.

Estruturalmente, as vaults eram extremamente semelhantes. Praticamente todas elas eram seladas do mundo exterior através de poderosas portas anti-explosão, que podiam não só impedir a entrada forçada na vault de estranhos como também manter o ambiente interno da vault totalmente independente do exterior, incluindo a atmosfera (que era totalmente controlada no interior por poderosos filtros e sensores de radiação). As portas externas da vault tinham controle de acesso tanto interno quanto externo, ou seja, impediam tanto a entrada de estranhos quanto a saída de seus próprios habitantes. Apenas uma pequena quantidade de habitantes tinham acesso aos códigos necessários. Além disso a maioria delas requeria um PiPBoy para comunicação com a interface de reconhecimento, o que praticamente excluía qualquer estranho de entrar na vault clandestinamente. Provavelmente apenas por motivos de layout, os consultórios médicos ficavam próximos a saída da vault.

Os quartos das vaults em sua grande maioria eram coletivos, podendo ter até 10 habitantes dividindo um mesmo espaço. Banheiros privados eram extremamente raros, sendo um privilégio para alguns poucos mais importantes, seja dentro da hierarquia da vault ou por pagamento pré-guerra a VaultTec. Muitas vaults possuíam divisão por gênero, sendo um pavilhão apenas feminino e outro masculino. Relações sexuais eram quase sempre controladas, pelo fato de que a população da vault não podia aumentar significantemente durante o isolamento.

 

Página do "Guia de Sobrevivência do Habitante da Vault" sobre a saída da Vault

Finalmente, todas as vaults possuíam um centro de comando onde o líder se instalava para controlar e organizar os habitantes durante o isolamento. Esse líder era chamado de “overseer”, e era o único habitante com todas as informações de segurança da vault. Além disso, a cadeira de comando era na verdade, além de um painel de controle geral, um mecanismo eficiente de defesa armado com duas miniguns de 5mm que funcionaria como um último recurso no caso de um vazamento na segurança da vault – seja por invasão ou rebelião.

De uma maneira geral, as vaults falharam miseravelmente no seu propósito. A questão principal era se realmente as vaults foram desenvolvidas para salvar um grupo seleto da população da total aniquilação. Alguns teóricos consideram que nenhuma vault tinha essa intenção, e que nesse sentido elas podem não ter falhado como observado. Como um experimento, as vaults podem ter fornecido os dados necessários para os propósitos da VaultTec e do governo pré-guerra, e como proteção as vaults conseguiram salvar uma boa quantidade dos que ingressaram, que após a guerra emergiram e se juntaram a um outro grupo de sobreviventes que hoje formam a população da “wasteland”.

Deixe um comentário